Newsletter

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

20 de janeiro - Oxossi, São Sebastião e Farmacêuticos


Hoje comemoramos 3 datas importantes: dia de São Sebastião na igreja católica, dia de Oxossi na Umbanda e Dia Nacional dos Farmacêuticos. Seria uma coincidência? 

Essa é uma das datas mais importantes para nós do Centro Espiritualista Legião da Fraternidade Branca porque é o dia que recebemos a "outorga superior" para iniciarmos nossos trabalhos e o dia que comemoramos a vibração do guia-chefe de nossa casa, o Caboclo Tupinambá que trabalha na vibração de Oxossi.

Um dos pontos que eu mais gosto de Caboclos é:


Caboclo não tem caminho pra caminhar

Caboclo não tem caminho pra caminhar

Caminha por cima da folha, por baixo da folha

E em qualquer lugar.

Em uma letra singela e simples, se enxerga e percebe a habilidade e a força dos Caboclos e de Oxossi que é o grande senhor das Matas, da Natureza e da cura.

Que este dia seja muito especial a todos nós e que a vibração de Oxossi penetre em todos os cantos de nosso mundo, trazendo bondade, esperança e muita saúde para todos

Okê Arô Oxossi! Salve os Caboclos.


Oxossi na Umbanda e no Candomblé

Oxóssi na Umbanda é considerado patrono da linha dos caboclos, atuando para o bem-estar físico e espiritual dos seres humanos.

Segundo esta religião, Oxóssi é figura representativa de uma das sete forças principais de Deus: a força da luta, do trabalho, da providência e da afirmação positiva. Assim, para a Umbanda, Oxóssi representa uma das sete forças primordiais de Deus, pertencendo ao pólo positivo das energias espirituais, expandindo, irradiando e impelindo os seres para a construção vigorosa de seus destinos, bem como garantindo que os mais fragilizados encontrem doutrinação firme e amorosa, desenvolvendo seu saber religioso e sua fé.

A figura de Oxóssi tem origem na mitologia africana, para a qual seria um antepassado africano divinizado, filho de Yemanjá, irmão de Omulu-Obaluayê e rei da cidade de Oyó, localizada na África sudanesa - de onde provêm os povos nagô (keto, ijexá e oyó) e mina-jeje. Também é considerado o caçador por excelência; o arqueiro de uma flecha só - sempre certeira.

A Umbanda, fundada em 1908, é expressão do sincretismo ocorrido no Brasil em razão da perseguição religiosa aos cultos africanos. Por reunir elementos africanos, espiritualistas e cristãos, a figura de Oxóssi pode aparecer, muitas vezes, misturada à figura católica de São Sebastião, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e estados do demais centro -sul do Brasil, e São Jorge, no estado da Bahia.





História de São SebastiãoExistem algumas divergências sobre o local de nascimento de São Sebastião, no entanto a teoria mais aceita diz ter sido em Milão, na Itália.

São Sebastião defendeu os cristãos e a sua fé do imperador romano Diocleciano, sendo condenado a morte por desobedecer os comandos do imperador. Sebastião foi amarrado em uma árvore e alvejado com muitas flechas. Porém, não morreu, pois foi salvo por uma viúva chamada Irene que ajudou a curar todos os seus ferimentos.

Depois de recuperado, Sebastião voltou a enfrentar o imperador Diocleciano. Desta vez, foi condenado a ser açoitado até a morte.

São Sebastião morreu em 20 de janeiro de 288 d.C, sendo a data de sua morte escolhida pela igreja católica para homenagear o mártir pelas suas ações de coragem e fidelidade ao cristianismo.

Oração a São Sebastião

“Glorioso mártir São Sebastião, valoroso padroeiro e defensor da cidade do Rio de Janeiro, vós que derramastes vosso sangue e destes vossa vida em testemunho da Fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, alcançai-nos do mesmo Senhor a graça de sermos vencedores dos nossos verdadeiros inimigos: o ter, o poder e o prazer, que fazem viver sem Fé, sem Esperança e sem Caridade.

Protegei, com a vossa poderosa intercessão, os filhos desta Terra. Livrai-nos de toda Epidemia Corporal, Moral e Espiritual. Fazei que se convertam aqueles que, por querer ou sem querer, são instrumentos de infelicidade para os outros. E que o justo persevere na sua fé e propague o amor de Deus, até o triunfo final. Amém”.


O Dia do Farmacêutico é comemorado em 20 de janeiro no Brasil.
Esta data homenageia o profissional que é formado no curso superior de Farmácia, sendo responsável pela segurança da saúde humana, ajudando no desenvolvimento de medicamentos para combater doenças.

Mensagem para o Dia do Farmacêutico
O farmacêutico é um super-herói, que ajuda a proteger a humanidade das doenças mais mortais para o ser humano! Seu empenho, conhecimento e dedicação são essenciais por ajudar a salvar milhões de vidas anualmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário