sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Qual orixá vai reger 2012?

Sempre me questionei sobre esse assunto que em todos os "finais de ano" aparecem videntes, pais-de-santo, etc dizendo sobre esse e aquele orixá e, no decorrer do ano, não vemos muito as previsões acontecendo e nem sequer lembramos do que foi dito naqueles dias que antecediam o novo ano.

Adorei este artigo escrito e publicado por Ricardo Barrera sobre essa questão de orixá regente. Muito bom mesmo e compartilho isso com vocês...

E vai chegando o ano novo e as especulações e previsões ficam em alta. Tarólogos, numerólogos, astrólogos, pais de santo, sensitivos, “picaretólogos” e “palpitólogos” logo são assediados por aqueles que pretendem saber o futuro. Qual será o planeta regente do ano que vem? O que os astros sugerem para o seu signo? Enfim, uma imensidão de questionamentos que se repetem ano a ano. 

É que muitas pessoas acreditam que de alguma forma, junto com o ano novo, chega também uma nova energia, sendo possível se harmonizar com esta. Acontece que nada adianta um carro novo para quem não sabe dirigir quando a intenção é andar em maior velocidade, ou com maior conforto, ou quem sabe ainda percorrer estradas mais bonitas e mais prazerosas. 

Uma das perguntas que mais tenho escutado nos últimos meses é qual o orixá que regerá 2012. Minha resposta, na grande maioria das vezes, é: Tomara que seja você! Parece uma simples brincadeira, mas não é. 

Muitos se preocupam demasiadamente com o orixá, com os astros, com os números, e se esquecem delas mesmo, da responsabilidade e da atuação que são capazes de promover em suas vidas. O fato é que quando eu respondo “tomara que seja você”, estou me referindo a algo chamado Ori. 

Ori, esta palavra em idioma ioruba, significa literalmente cabeça, e pode ser compreendido como a divindade pessoal de cada um. Nas tradições afro-brasileiras, a primeira e mais importante divindade a ser cultuada é o Ori. 

Existe um verso sagrado, também em ioruba, que demonstra bem isso: “Ko sí Òòsà tí i dá´ni gbè léhìn Orí eni”, traduzindo, “Nenhum Orixá abençoa uma pessoa antes de seu Orí”. Ori é a representação particular da existência e individualização do ser. Se Ori está bem, o resto, por mais difícil, também caminha bem. 

Bom, escrevi tudo isto para lhe dizer que em 2012 mais uma vez é você que estará no centro do universo, você e seu Ori, sua cabeça. Desta forma, independente do Orixá regente, da cor, do número, dos astros, ou até do seu vizinho colocar música sertaneja para tocar no último volume ou não, você terá que optar se vai e quando vai para o sul, para o leste, oeste ou norte. 

Em sua cabeça está a síntese do mundo, com todas as possibilidades, acertos e desacertos, mas também com os recursos adequados para a reorganização de seus sistemas pessoais, todos eles, seja espirituais, emocionais, profissionais ou qualquer outro. Sua cabeça estará cuidando de você e de seu destino. Sabe aquela frase “sua cabeça é seu guia”? Pois é, sabedoria popular que vale ouro. 

Cuide de quem cuida de você, então, e todo número será de sorte, todo orixá será o seu e toda cor lhe trará prosperidade, paixão e amor. Não se esqueça que independe de qualquer crença, a forma mais fácil e certeira de prever o futuro é quando o presente está igual ao passado. 

Que 2012 seja regido pelo seu Ori, e repleto de bons imprevistos, desafios, superações e novidades. Que este ano que chega novinho como um carro retirado na concessionária, possa enfim lhe proporcionar a viagem dos seus sonhos, por caminhos ainda não percorridos e paisagens da qual você fará parte. Que você saiba então dirigir 2012 e ser protagonista de sua sorte. 

Grande abraço, muito Axé e feliz ano novo! 

Pai Ricardo 
ARTIGO PUBLICADO NA COLUNA DE RICARDO BARREIRA NO JORNAL BOM DIA EM 30/12/2011.

2 comentários:

  1. Gostei muito dessa publicação a respeito de quem irá reger o ano de 2012 ,Eu nunca havia visto dessa maneira , e de hoje em diante quem irá reger todos os meus anos vindouros será "EU" mesmo,com Força,Coragem ,Determinação,Fazendo o bem e com muita fé em DEUS.
    Parabens Pai Ricardo pelo artigo.

    FELIZ 2012 PARA TODOS NÓS ! !

    LUIGI MORALIS

    ResponderExcluir
  2. Realmente Luigi, eu também nunca tinha pensado desta forma e achei ótima a colocação do Ricardo. Algo que abre a nossa mente para a nossa própria responsabilidade para a vida que temos que levar, caminhar e trilhar! Feliz 2012 para todos nós mesmo!

    ResponderExcluir